por Toni Ramos Gonçalves
Uma das grandes alegrias que tenho em minha vida é publicar novos escritores. Realmente, emociono junto com os autores e a cada livro que auxilio na publicação eu me considero um padrinho. Sim, porque livros são como filhos. E nesta brincadeira de gerar livros, a escritora Tânia Guimarães acabou publicando livros gêmeos. Isso mesmo! Há pouco mais de um mês, a autora estreava na literatura com seu livro Sabor da Vida, que teve sua edição esgotada (considero uma façanha) em uma semana. Aí, ela nos surpreende e dois meses depois, publica outro livro: Menina Solidão.
Publicar era algo difícil e caro. Hoje em dia existem pequenas editoras como a Editora Ramos, que auxilia neste processo de forma rápida, profissional e econômica. Tempos atrás, muitos escritores sonhavam (e ainda sonham) de ser publicados por uma grande editora e viver de direitos autorais. Mas, para cair nas graças de uma grande editora, você precisa ser um excelente escritor, vencer algum concurso literário de prestígio, contar com um pouco de sorte, para tentar se destacar entre os milhares de talentos por este Brasil afora. Pois bem, a Tânia Guimarães tirou o escorpião do bolso e pagou de forma independente seus livros gêmeos e assim teve seu sonho realizado. Às vezes é preciso ter atitude e isso a autora provou que tem de sobra, assim como talento. Que ela seja referência para aqueles escritores que escrevem para gavetas e que desejam um dia publicar. E a Editora Ramos está aguardando seu original.
O lançamento de seu livro, Menina Solidão, será dia 28 de setembro de 2019, no Centro comunitário em Itatiaiuçu – MG, na Praça Antônio Quirino, às 17 horas. Prestigiem!

ENTREVISTA COM TÂNIA GUIMARÃES
Como nasceu sua vontade de ser escritora?
Essa vontade nasceu na adolescência quando eu sonhava em fazer jornalismo. Lembro-me que comecei com prosa. Na oitava série, hoje novo ano, eu já escrevia contos e surpreendi a todos quando apareci com uma história de um jovem revoltado que se embrenhou pelo mundo das drogas. Lembro- me até do ano, 1977, pois professor Oswaldo Diomar, depois de corrigir escreveu um comentário dizendo que eu tinha tudo para ser uma escritora. Porém, com o tempo vi que levava mais jeito para os poemas, pois era uma forma de expressar todo sentimento e emoção que me incomodavam ou me faziam feliz.
Quem é Tânia Guimarães?
Uma pessoa alegre, simples, extremamente sensível que a vida foi moldando com o sofrimento. Otimista… Sempre vê uma luz no fundo do túnel! Uma sonhadora com uma grande vontade de transformar o mundo no lugar onde todos possam viver com dignidade. Uma mulher brava quando necessário ou incomodada, com o coração aberto para o amor e que cria laços com facilidade. Mas no fundo uma menininha solitária em busca de colo…
Sabor da Vida e Menina Solidão são duas obras seguidas. Que mensagem você deseja passar para seus leitores?
Os dois livros são poemas escritos ao longo dos anos, desde a adolescência. Em Sabor da Vida a intenção foi realmente mostrar o sabor da vida através de lembranças, através da minha visão que embora tenha convivido muito com sofrimentos emocionais nunca deixou de achar a vida saborosa. Menina Solidão já faz um retrato de uma menina solitária, mas que nunca deixou de olhar e sentir a dor do outro. A Menina Solidão que talvez tenha crescido e se tornado uma mulher solidão.
Quais são seus projetos literários para o futuro?
No momento estou trabalhando num projeto que mostra minha história, de meus familiares e os lugares onde tenho raízes. Não são poemas, são relatos que para mim estão recheados de poesia. Pretendo publicar ano que vem. E como estou me dedicando mais a literatura por ter me aposentado vem outro livro de poemas por aí… Para mim escrever é tão natural quanto falar… Como falo muito, escrevo muito.
Qual sua dica para os escritores iniciantes?
A dica que posso dar é a mesma que me norteou: gostar realmente do que faz, ter persistência e sobretudo não visar lucros… Eu vejo meu trabalho como uma missão. Recebi esse talento, de Deus e senti que teria que prestar contas dele, como diz a parábola bíblica. Esperei o momento certo e as coisas foram acontecendo. Encontrei as pessoas certas que me apoiaram e aqui cito Toni Ramos Gonçalves. Um grande escritor, batalhador que percorre esse caminho desde jovem e que, sobretudo é uma pessoa altruísta que quer ver o sucesso do outro. É um grande amigo que só tenho a agradecer, pois me convidou para caminhar ao lado dele nesse mundo mágico da literatura.

Gostei muito da entrevista. Parabéns à escritora Tânia Guimarães e também à Editora Ramos.
Desejo a ambos uma longa jornada de sucessos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns! Sucesso à escritora e também à Editora Ramos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Só pelos títulos os livros já revelam seus conteúdos … Poemas que tocam e ficam na gente .
Parabéns a Editora e que venham novos talentos .
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns a mulher e escritora Tânia Guimarães, Sucesso!
Ronaldo, Belo Horizonte, 27/09/19
CurtirCurtido por 1 pessoa