Pão, Poesia e Prosa

Na vida é preciso boa vontade e determinação em tudo aquilo que desejamos fazer. Há pouco mais de um ano, convidei a poetisa Stela Oliveira Gomes para o livro em homenagem a João Guimarães Rosa, O que a vida quer da gente é coragem (Editora Ramos, 2018) pelo 110º aniversário de nascimento do escritor. Desde então, comunicamos por mensagens nas redes sociais sobre eventos literários, coletâneas e outros projetos ligados a cultura. Num país onde o índice de leitores é baixo é preciso trabalhar, sempre, na formação de novos leitores. E isso deve ser buscado por cada escritor, pois não existe literatura sem eles. Às vezes me pergunto: Onde estão aquelas crianças que tanto os pais incentivam a ler??? Mas falaremos disso em outra oportunidade.

Sarau Pão, poesia e prosa

Semana passada, Stela me enviou, fotos de um sarau realizado numa cafeteria. Algo simples e criativo . O projeto Pão, poesia e prosa tem como objetivo contribuir com a formação de uma comunidade de poetas, leitores e escritores em Governador Valadares e região, tendo em vista a valorização da poesia, como importante gênero literário. Sempre me deparo, ao navegar pela web, com eventos parecidos, seja em um bar, praças, clubes, comunidades carentes. São projetos assim que possibilitam o ingresso de novos escritores na literatura e um contato mais próximo entre escritor e leitor. No ano 2000, na cidade de Ipatinga – MG conheci o CLESI – Clube de Escritores de Ipatinga, participando de seus concursos literários, onde conquistei algumas premiações. O grupo era formado por Marília Siqueira, Nivaldo Rezende e outros, pessoas dedicadas àquilo que faziam. E o fizeram da melhor forma possível. Foram importantíssimos para minha formação literária e sou muito grato por isso. Ainda mantenho contato com eles.

Em Itaúna, sempre surge algum movimento nesse sentido. Por aqui tivemos o Sarau dirigido pela escritora Maria Lúcia Mendes que durante anos, no Museu Municipal, na Praça da Estação, encantou em versos nossas noites. Em 2015, com a criação, por mim, da página do Grupo de Escritores Itaunenses, organizamos algumas reuniões, publicamos algumas coletâneas, fizemos algumas intervenções urbanas, cito como exemplo o “Pé de poesia”. A iniciativa foi tão boa que resultou na fundação da Academia Itaunense de Letras. Outros projetos culturais, a Usina dos Sonhos, da Bel, que destacarei em breve, além de outros movimentos independentes são realizados pelos cantos da cidade, ocasionalmente ou não, mas de extrema importância. Que ideias e eventos assim se multipliquem por todo esse Brasil e que a cultura faça parte do nosso dia a dia.

Caso queira comentar, trocar ideias sobre projetos literários, sarau, mostrar alguma atividade cultural organizada por você ou algum amigo, envie para o seguinte e-mail, pois terei o maior prazer em responder: toniramos1971@hotmail.com

BREVE BIOGRAFIA DE STELA OLIVEIRA GOMES

Stela Oliveira Gomes

Stela Oliveira Gomes é pós-graduada em Psicopedagogia, escritora, poeta e membro da Academia Valadarense de Letras. Tem obras publicadas em jornais, revistas e antologias. Publicou dois livros: Marcas de Sofrimento e Esperança e Sob o mesmo olhar. Criou dois projetos: Leitura Livre e o Prêmio Stela Oliveira de Poesia. Já recebeu troféus, certificados e medalhas por sua participação em concursos literários. É associado à AJEB – MG e à UBE – RJ.

Deixe um comentário