Coisas da vida – 20 anos

23 de maio de 1998

Entrevista ao jornal S’Passo pelo lançamento de meu segundo livro, Coisas da Vida, completando 20 anos, nesta data. Hoje tenho uma visão diferente do livro e estou revisando e atualizando alguns de seus contos para uma nova edição . O ideia principal do livro era as desigualdades sociais, representado nos contos Coisas da vida, A grande chance e Aprendendo a morrer, um tema ainda muito polêmico nos dias atuais, onde mesmo nos tempos de crise os ricos ficam 5% mais ricos e os pobres 20% mais pobres, segundo pesquisa da Globo. O conto Traídos pelo desejo virará novela com o título de Alice que pretendo publicar em breve. Na obra encontramos o conto Em nome de Deus, premiada em segundo lugar em concurso de contos municipal. Era o início de uma nova fase literária para mim.

TRECHO DO PREFÁCIO

Toni Ramos Gonçalves escreve com desembaraço e agilidade, usando as palavras em dosagens certas, sem escassez ou excesso. Percebe-se a sua facilidade para discorrer. Nasceu roteirista. O que mais me implicou no autor é a preferência para temas do submundo da sociedade e das pessoas. (…) Mesmo sabendo do meu enrugar de testa quanto a seus temas, me aparece de rosto simpático e descontraído, pedindo um prefácio para este livro, o que efetivamente considero como ser um convite para ser seu padrinho. David de Carvalho – Escritor e historiador itaunense (1931-2002)

CARTA PUBLICADA NO LIVRO PELO ELOGIO DE UM DOS REVISORES

Toni Ramos Gonçalves, como é bom ver um escritor nascer e evoluir. Você evolui muito. Fiquei muito feliz e agradavelmente surpreso com os contos de seu novo livro. Todos de ótima qualidade. Aceite meu abraço entusiasmado e augúrio de grande sucesso. Obrigado por conceder-me a oportunidade de contribuir, ainda que modestamente, para esta obra. Fico aguardando voos mais altos. Com amizade, Antonio Gontijo. (Professor de língua portuguesa).

Deixe um comentário